sábado, 9 de julho de 2011

Vídeo: Renault Frendzy Concept

Confira o vídeo de divulgação do mais novo conceito de carro elétrico desenvolvido pela Renault

Nissan Inova Show - estivemos lá!

   Hoje "O Mundo Automotivo" esteve na cidade de Piracicaba, interior de SP, para participar do evento Nissan Inova Show, uma estratégia da marca para atrair clientes e divulgar seus novos produtos, neste post iremos lhes contar como foi o evento em detalhes.

   Primeiramente, no estande, estão expostos todos os carros da marca para a observação, entre eles incluem-se o March e o Leaf, as estrelas do local; além disso, pudemos perceber outra estratégia da marca para atrair os consumidores, a cada nova venda feita no evento, o comprador tocava um sino, chamando atenção do público que estava presente.
   À disposição para test-drive estavam todos os carros e volto a repetir que March e Leaf também estavam disponíveis; como o enfoque desta matéria é justamente estes dois novos modelos, falarei especificamente deles.
Nissan March - disputado do test-drive
   No March não conseguimos andar, já que a fila estava grande por conta dos poucos instrutores para acompanhar o teste, porém, observando o carro, o mesmo aparenta ser bem construído, arrancando sorrisos daqueles que o dirigiram, além disso, o acabamento apesar de ser basicamente de plástico duro, tem um toque melhor que o do Fiat Uno. O compacto virá em diversas cores, dentre elas há o laranja e um tom de vermelho queimado, estratégia para atrair consumidores mais despojados.
   O futuro modelo de entrada da marca visa especificamente dois públicos: aqueles que buscam seu primeiro carro (caso da versão 1.0, na qual especula-se que venha de fábrica com Direção elétrica e air-bag duplo) e aqueles que procuram um modelo compacto mas que tenha uma lista de itens de série recheada e a confiabilidade japonesa (caso da versão 1.6l top de linha exposta no evento); especula-se que o preço de entrada do March beire os 30 mil reais, o que o torna um carro bem atrativo.
   Embora o teste com o March tenha falhado, conseguimos pelo menos vir para casa com a consciência limpa de ter andado no elétrico Leaf. No evento estavam à disposição 4 Leaf's, 2 na recarga e 2 em movimento. O circuito, apesar de ser limitado, não impediu que conseguíssemos sentir as principais qualidades do Leaf: potência, silêncio, conforto e respeito ao meio ambiente.

Nissan Leaf - distante da realidade brasileira
   Ao entrar no carro percebe-se um esmero no acabamento, o qual contava com plásticos e revestimentos de cor bege, o que garante maior sensação de espaço (atestado por mim, que tem 1,90m), o centro do painel ostenta uma tela LCD, assim como os espaço dedicado ao velocímetro que é digital e de dois andares (tal como no Civic) e os botões do console se assemelham aos usados nos tocadores de MP3, com interface bem moderna.
   Para ligar o carro, basta mover o "câmbio" e apertar o botão "start", nada se ouve, apenas uma simpática musiquinha para alertar o motorista que o carro ligou, em seguida, é só andar normalmente com o carro como se o mesmo fosse um automático. No percurso, pode-se notar a leveza da direção e o ajuste da suspensão voltado para o conforto, apesar do traçado ser curto, houve partes em que se pode acelerar o carro com mais vigor, podendo ser sentido o torque de 28,4 kgmf e a potência de 107 cavalos, que deixam o carro divertido de dirigir e que garantem até umas cantadas de pneu, como puderam ser observadas com os demais motoristas.
   Quanto ao design, é um divisor de águas, mas pode-se dizer que é moderno, fluído e passa um ótima impressão visto pessoalmente, inclusive, o design do Leaf inspirou a construção da nova geração do Tiida, que já foi apresentada nos mercados asiáticos. Apesar do teste, a vinda do Leaf para o mercado brasileiro ainda é remota, pelo menos pelos próximos anos, mas já nos dá o gostinho do potencial que tais carros possuem, além de acabar com antigos mitos relativos aos elétricos.
   Enfim, o evento Nissan Inova Show mostra a tentativa da Nissan de melhorar a sua imagem no cenário brasileiro, além de garantir maior aproximação da marca com o público ao permitir o teste dos carros muito antes de seus lançamentos (Leaf e March). Uma dica, para quem pretende participar do evento, ainda dá tempo, o mesmo estará em Piracicaba até o próximo domingo, dia 10, e estará percorrendo outras cidades, basta acessar o site da montadora e informar-se sobre a data do mesmo em sua cidade.